Afonso Motta nasceu na cidade de Porto Alegre (RS) no dia 8 de janeiro de 1950. Advogado, casado, pai de cinco filhos, o Parlamentar está em seu terceiro mandato na Câmara dos Deputados. Atuante no Congresso Nacional, ele foi líder do PDT e também presidiu a Comissão de Trabalho, Administração e Serviço Público (CTASP), onde se destacou na condução de uma das mais importantes comissões da Casa.
Como um bom municipalista, Afonso Motta é parceiro da Confederação Nacional dos Municípios (CNM), defendendo pautas que garantem desenvolvimento e inclusão aos municípios acompanhando de perto as necessidades da população: ao longo de 2021, mesmo na pandemia, Afonso esteve presente em 219 municípios do Rio Grande do Sul, rodando mais de 43 mil quilômetros pelas estradas gaúchas conversando de perto os anseios dos moradores.
O seu trabalho em Brasília foi reconhecido pela 4ª vez consecutiva se destacando como um dos 100 parlamentares mais influentes do Congresso Nacional, conforme indicação do Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (DIAP). Na pesquisa dos “Cabeças” do Congresso Nacional, Afonso está entre os três parlamentares que representam a bancada gaúcha na seleção, e junto a outros três deputados pedetistas também selecionados na lista.
Um trabalho relevante do deputado em Brasília é ser membro do Parlasul - Parlamento do Mercosul, órgão criado no ano de 2005 para incorporar a perspectiva parlamentar ao processo de integração dos povos dos Estados Partes do Mercosul.